terça-feira, 7 de maio de 2013

A nova nota de 5 euros

Para os mais distraídos o TdM informa que vai entrar em circulação a nova série de notas de 5 euros.

Esta tem como objectivo ser "mais segura" e mais difícil de falsificar do que a actual. E por mais incrível que parece outro dos objectivos tem a ver com o facto da nota ser mais duradora e como demorará mais tempo a ser substituído devido ao uso e desgaste natural, assim sendo serão reduzidos os custos e o impacto no meio ambiente.

A nova nota de cinco euros, entrou em circulação no passado dia 2 de Maio e vai estar em paralelo com as actuais, sendo gradualmente substituída pelo Banco de Portugal.

De entre os novos elementos de segurança, que resultam de "progressos tecnológicos" realizados desde a entrada em circulação do euro, em 1 de Janeiro de 2002, cinco deles podem ser reconhecidos apenas "pelo recurso ao tacto e à visão" por qualquer cidadão. São eles as marcas tácteis, linhas impressas em relevo nas margens da direita e da esquerda da frente da nota, destinadas a facilitar a identificação especialmente por cegos, a marca de água com o rosto da deusa Europa e o valor da nota, o filete de segurança onde pode ser observado o valor da nota e o símbolo do euro, o holograma com o retrato de Europa, um pórtico e o valor da nota e e o "número esmeralda" no canto inferior esquerdo, cuja cor varia entre o verde esmeralda e o azul escuro, conforme a inclinação da nota e o ângulo de observação.

Conheça aqui a nova nota.  [DinheiroVivo]

A nova série de notas foi baptizada de Europa em homenagem à deusa homónima da mitologia grega que era filha de um rei da Fenícia. A imagem da deusa aparece na nota duas vezes: na marca d’água e no holograma.

O valor está indicado nas novas notas igualmente em cirílico, um dos três alfabetos oficiais da União Europeia.




Por isso cautela com as burlas e a GNR anda atenta e já anda a fazer acções de esclarecimento junto dos idosos por serem uma camada populacional mais vulnerável a estas fraudes. [JN]

Segundo o BdP, as restantes notas - com as mesmas denominações que a primeira série (cinco, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros) - irão sendo lançadas «ao longo dos próximos anos» e por ordem crescente de valor, ou seja, à de cinco seguir-se-á a nota de 10 euros por aí em diante.

 

1 comentário: